Busca avançada
Ano de início
Entree

A imprensa romantica do brasil: o minerva brasiliense e seu segmento literario.

Processo: 98/12996-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1999
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Luiz Roberto Velloso Cairo
Beneficiário:Ivan Marcos Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Crítica literária   História da literatura   Século XIX

Resumo

O projeto "A imprensa romântica do Brasil: O Minerva Brasiliense e seu segmento literário" têm por objetivo um estudo detalhado do segmento literário do periódico Minerva Brasiliense, que circulou entre os anos de 1843 e 1845. O referido jornal, um dos mais conceituados da sua época, veiculou matérias sobre crítica literária de ensaístas conceituados de seu tempo, como Joaquim Norberto de Souza e Silva, Santiago Nunes Ribeiro e Antônio Francisco Dutra e Melo. O Minerva também publicou, durante a sua existência, várias poesias e romances-folhetins, tendo como autores Gonçalves de Magalhães, Carlos Emílio Adet, Francisco Bernardino Ribeiro, entre outros. O presente trabalho visa, portanto, a elaboração de uma dissertação sobre o segmento literário do periódico Minerva Brasiliense. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Ivan Marcos. A imprensa romântica do Brasil : o Minerva Brasiliense e seu segmento literário (1843-1845). 171 f. Dissertação de Mestrado - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis. Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.