Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da estabilidade e eficiência de um reator anaeróbio semi-contínuo agitado operado sequencialmente para o tratamento de esgoto doméstico sintético contendo biomassa imobilizada

Processo: 02/09249-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 31 de julho de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:José Alberto Domingues Rodrigues
Beneficiário:Roberto Antonio Bezerra Junior
Instituição-sede: Escola de Engenharia Mauá (EEM). Instituto Mauá de Tecnologia. São Caetano do Sul , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/05489-0 - Desenvolvimento, análise, aprimoramento e otimização de reatores anaeróbios para tratamento de águas residuárias, AP.TEM
Assunto(s):Biomassa imobilizada

Resumo

Dentro do escopo de estudo de aspectos fundamentais e tecnológicos, este projeto estará direcionado a avaliação do comportamento da estabilidade e a eficiência de um reator anaeróbio semi-contínuo agitado tratando esgoto sintético com características domésticas, contendo biomassa imobilizada em partículas de espuma de poliuretana e operado seqüencialmente. O modo semi-contínuo consiste da operação em batelada com a renovação de apenas parte do volume de água residuária a ser tratada, ou seja, a descarga do reator não é completa, mas apenas parcial. Neste contexto, a principal característica operacional a ser investigada consistirá da relação entre o volume de água residuária a ser tratada, o qual é alimentado a cada novo ciclo de operação, e o volume de meio contido no reator, o qual não foi descarregado no ciclo anterior, mantendo-se a mesma carga orgânica volumétrica. Desta forma, será possível verificar a flexibilidade operacional do sistema com relação ao volume de água residuária tratada a cada ciclo e o tempo de duração do ciclo para uma mesma carga orgânica, analisando-se as variáveis de processo como concentrações de substrato, de ácidos voláteis, de alcalinidade e do biogás em termos de metano, com amostras retiradas no final dos ciclos e também ao longo destes. Portanto, com os resultados obtidos será possível realizar uma análise do comportamento do sistema com base em critérios cinéticos considerando o metabolismo anaeróbio. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEZERRA JÚNIOR, ROBERTO ANTONIO; RODRIGUES, JOSÉ ALBERTO DOMINGUES; RATUSZNEI, SUZANA M.; ZAIAT, MARCELO; FORESTI, EUGENIO; BORZANI, WALTER. Performance of anaerobic sequencing batch biofilm reactor submitted to different influent volume feeds and cycle time periods maintaining organic loading. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 126, n. 3, p. 189-203, Sept. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.