Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento da rede secundária de distribuição de energia elétrica

Processo: 01/06773-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 31 de julho de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Paulo Morelato França
Beneficiário:Alysson Machado Costa
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Redes de distribuição de energia elétrica   Otimização combinatória   Heurística   Algoritmos evolutivos

Resumo

O planejamento da expansão dos sistemas de distribuição de energia elétrica é um problema de caráter altamente combinatório, geralmente dividido em dois: o problema da rede primária (alta tensão) e o problema da rede secundária (baixa tensão). Os modelamentos matemáticos propostos se apresentam inviáveis à otimização via algoritmos exatos devido à grande quantidade de variáveis binárias. A literatura é rica em heurísticas para o problema da rede primária, apresentando recentemente uma tendência à aplicação de algoritmos evolutivos. Já para o problema da rede secundária, encontramos uma carência de metodologias. Neste plano de pesquisa, nos propomos a analisar uma das poucas heurísticas conhecidas para o problema do secundário e refiná-la a partir das heurísticas conhecidas para a rede primária. Além disso, pretende-se desenvolver um algoritmo evolutivo para o problema de expansão da rede secundária. Ao final deste trabalho, espera-se ser capaz de propor uma metodologia unificada para o planejamento da rede secundária, incluindo alimentadores primários. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Alysson Machado. Otimização do planejamento da rede secundaria de distribuição de energia eletrica. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.