Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos moleculares da resistência a antimaláricos em Plasmodium vivax

Processo: 01/09746-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2001
Vigência (Término): 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Hernando Antonio del Portillo Obando
Beneficiário:Juliana Martha Sá
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Malária   Plasmodium vivax

Resumo

O surgimento crescente de parasitas resistentes às principais drogas vem se tornando um grave problema para o controle da malária. Foi identificado um gene que parece ter papel fundamental no mecanismo de resistência à cloroquina em P. falciparum (pfcrt) que apresenta mutações associadas a medidas in vitro e in vivo de CQR em linhagens resistentes da Ásia, África e América do Sul. O gene ortólogo a pfcrt foi recentemente identificado em P. vivax, o qual foi designado como pvcg10. No entanto, não foram encontradas mutações associadas ao fenótipo resistente à cloroquina o que não exclui a possibilidade de que ajustes nos níveis de expressão ou outras modificações no produto codificado por pvcg10 tenham um importante papel no mecanismo de resistência à cloroquina em P.vivax. Foram identificados dois genes homólogos aos mdr em P. falciparum, dos quais pelo menos um deles, pfmdr1, parece estar envolvido no mecanismo de resistência. Até hoje não foi caracterizado nenhum gene mdr em P. vivax, no entanto, o surgimento de cepas com resistência múltipla é totalmente previsível num futuro próximo e, portanto a sua caracterização é fundamental. Visando iniciar os estudos sobre o mecanismo de resistência a antimaláricos em P.vivax, pretendemos fazer a análise funcional dos genes pvcg10 e pvmdr. Serão realizados experimentos de genética reversa em sistema heterólogo de expressão, além do uso de "DNA microarrays" para comparação dos padrões de expressão. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SÁ‚ J.M.; NOMURA‚ T.; NEVES‚ J.A.; BAIRD‚ J.K.; WELLEMS‚ T.E.; DEL PORTILLO‚ H.A. Plasmodium vivax: allele variants of the mdr1 gene do not associate with chloroquine resistance among isolates from Brazil‚ Papua‚ and monkey-adapted strains. Experimental Parasitology, v. 109, n. 4, p. 256-259, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.