Busca avançada
Ano de início
Entree

Para uma leitura da obra nietzscheana: da metafisica de artista a revelacao do eterno retorno - o sentido de uma doutrina da vontade criadora para o projeto de uma filosofia do futuro.

Processo: 97/00562-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 1997
Vigência (Término): 31 de agosto de 2001
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Oswaldo Giacoia Junior
Beneficiário:Luzia Gontijo Rodrigues
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Vontade   Friedrich Nietzsche
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criadora | Metafisica De Artista | Nietzsche | Vontade

Resumo

Através da "questão genealógica" nietzscheana pretendemos expor seu projeto para uma "filosofia do futuro", o qual, segundo acreditamos, encontrando-se enredado ao longo da obra filosófica de Nietzsche, pode e deve ser surpreendido em, e relacionado com dois momentos emblemáticos de sua reflexão: aquele da elaboração de uma "metafísica de artista" - no início da década de 1870 - e o da "revelação" de uma "contra-doutrina" do Eterno Retorno - dez anos depois. O trabalho aqui proposto deverá expor, nessa trajetória filosófica nistzscheana, a elaboração de uma "doutrina da vontade criadora", sua relação com o projeto para uma "filosofia do futuro", além de sua dimensão e sentido dentro da obra nietzscheana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Luzia Gontijo. Vernaturlichung des Menschen: da sintese artistica tragica para a totalidade ao ascetismo da moral - uma parabola acerca da desnaturalização do humano narrada pela filosofia da arte tragica de Friedrich Nietzsche. 2002. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.