Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos da imobilizacao de celulas de candida guilliermondii fti 20037 em pva-criogel para a producao biotecnologica de xilitol.

Processo: 02/11565-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 30 de junho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Silvio Silvério da Silva
Beneficiário:Mário Antônio Alves da Cunha
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Imobilização   Xilitol

Resumo

O xilitol é um poliol que apresenta grande potencial de uso nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, odontológicas e na área médica. Atualmente é produzido em escala industrial por síntese química, o qual é um processo relativamente caro. Havendo, portanto, a necessidade de se buscar rotas alternativas de produção, como os processos biotecnológicos. Logo, o presente trabalho busca determinar as condições adequadas de imobilização da levedura Candida guilliermondii FTI 20037 em PVA-criogel (polivinil álcool) e implementação desta metodologia de trabalho, bem como avaliar a aplicação deste biocatalisador imobilizado em sistema de batelada em reator de leito fluidizado visando à obtenção de xilitol. Para tanto, serão identificados os principais fatores que influenciam a retenção celular do suporte e serão determinados os melhores níveis destes fatores para melhor imobilização, utilizando-se metodologia estatística através de planejamento fatorial e análise por metodologia de superfície de resposta. Também será avaliado o comportamento do biocatalisador imobilizado em sistema de batelada em reator de leito fluidizado e verificado a estabilidade operacional do sistema. Espera-se a partir dos resultados obtidos, ter-se o domínio de uma metodologia de imobilização de células de Candida guilliermondii viável técnica e economicamente, que favoreça aumentos nos parâmetros fermentativos da bioprodução de xilitol. (AU)