Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da incidência de movimentos periódicos das patas durante o sono em ratos com lesão medular

Processo: 00/15092-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Sergio Tufik
Beneficiário:Andrea Maculano Esteves
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14303-3 - Center for Sleep Studies, AP.CEPID
Assunto(s):Sono   Traumatismos da medula espinal   Animais   Movimento (fisiologia)

Resumo

Desde as épocas remotas, aproximadamente do século VIII D.C., o sono e os sonhos têm despertado grande interesse no homem. Os seres humanos despendem um terço das suas vidas dormindo, de maneira que não surpreende o fato de que a matéria tenha provocado a curiosidade dos filósofos, cientistas e médicos, desde os tempos primitivos. Os distúrbios do sono são anormalidades tanto da sua regulação quanto das alterações fisiológicas especificamente relacionadas com ele. A partir de 1945, evidenciaram-se manifestações clínicas em pacientes, que se relacionavam com a síndrome das pernas agitadas ou inquietas (SPI), e demonstrou-se que tal síndrome teria alguma relação com o sistema nervoso central (SNC). Existem poucos estudos que enfocam o sono e seus distúrbios em indivíduos com secção total da medula espinhal. Em 1994 YOKOTA et al. relataram a presença de Movimentos de Periódicos de Pernas em paraplégicos. No entanto, até o presente momento, não existe na literatura estudos com modelos animais enfocando esta patologia (Movimentos Periódicos de Pernas). Desta maneira, uma vez que não se tem uma definição concreta sobre a origem desse distúrbio, o estudo em animais se torna imprescindível no intuito de auxiliar a evidenciar tal origem, bem como observar uma possível correlação entre Movimentos Periódicos de Pernas e ondas cerebrais características de despertares em animais, dando prosseguimento aos estudos de De Mello e col. (1996). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESTEVES‚ A. M.; DE MELLO‚ M. T.; LANCELLOTTI‚ C. L. P.; NATAL‚ C. L.; TUFIK‚ S. Occurrence of limb movement during sleep in rats with spinal cord injury. Brain Research, v. 1017, n. 1/2, p. 32-38, Aug. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.