Busca avançada
Ano de início
Entree

Gênero Staurodesmus (Zygnemaphyceae) no estado de São Paulo: levantamento florístico

Processo: 02/10946-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo de Mattos Bicudo
Beneficiário:Luciana Godinho Degrecci
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/04955-3 - Flora ficológica do estado de São Paulo, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Florística   Biodiversidade   Botânica (classificação)   Fitoplâncton de água doce   Algas de água doce   Staurodesmus

Resumo

O projeto pretende inventariar todas as espécies, variedades e formas taxonômicas do gênero Staurodesmus (Zygnemaphyceae) que habitam os ambientes lênticos, semilênticos e lóticos do estado de São Paulo, Está baseado em 297 unidades amostrais que foram pré-selecionadas por conterem representantes de Staurodesmus. Todo exemplar encontrado nas unidades amostrais será cuidadosamente estudado. Simultaneamente, será anotada toda variação morfológica que venha a ser detectada em cada unidade amostrai e serão ilustrados os exemplares que melhor reflitam o espectro dessa variação. A identificação taxonômica será providenciada, sempre que possível, a partir de populações. A base da taxonomia do gênero é morfológica, porém, é idéia, na medida do necessário, utilizar outras técnicas biológicas ou numéricas, com a finalidade de separar o que seja variação intra e interpopulacional. Finalmente, serão detidamente examinadas todas as características morfológicas, métricas e meristicas da única célula que constitui esses organismos e que tenham uso corrente, como diagnósticas, no processo de identificação taxonômica no gênero, com o fim de avaliar a efetividade de seu uso. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DEGRECCI, Luciana Godinho. O gênero Staurodesmus (Zygnemaphyceae) no Estado de São Paulo: levantamento florístico. 2005. 133 f. Dissertação de Mestrado - São Paulo (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Instituto de Botânica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.