Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da performance de um sistema solar fotovoltaico de 2kw interligado a rede eletrica publica e integrado a uma edificacao urbana.

Processo: 99/09622-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1999
Vigência (Término): 30 de abril de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:José Luz Silveira
Beneficiário:Marcos Jose da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Análise econômica   Eletricidade   Meio ambiente

Resumo

Este trabalho visa realizar estudos energéticos e econômicos associados ao único sistema solar fotovoltaico integrado a uma edificação urbana e interligado à rede elétrica pública do Brasil, que está instalado e em funcionamento no LABSOLAR da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. A análise consiste em verificar, principalmente, a relação custo/benefício de sistemas fotovoltaicos interligados à rede elétrica pública, a capacidade de geração de energia elétrica desse sistema, bem como a viabilidade técnico-econômica para a futura instalação de um sistema semelhante na unidade da UNESP de Guaratinguetá. Pretende-se também relatar, de modo amplo, as possibilidades de aplicações de sistemas solares fotovoltaicos em edificações urbanas, assim como suas vantagens e desvantagens em relação a outros métodos de geração de energia elétrica. A redução nos gastos de energia e o controle da poluição ambiental são alguns dos problemas sociais mais sérios atualmente. O uso de sistemas solares em edificações urbanas vem se mostrando uma alternativa ecologicamente correta de geração de energia elétrica, visto que esses sistemas produzem energia elétrica com nível de poluição zero, preservando o meio ambiente. (AU)