Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da imunidade naturalmente adquirida contra Plasmodium vivax: estudo longitudinal em uma comunidade rural da Amazônia brasileira

Processo: 02/04896-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2002
Vigência (Término): 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Marcelo Urbano Ferreira
Beneficiário:Monica da Silva Nunes
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/09401-0 - Aproximação genômica e pós-genômica ao estudo das malárias humanas de Plasmodium vivax e Plasmodium falciparum na Amazônia brasileira, AP.TEM
Assunto(s):Amazônia Brasileira   Plasmodium vivax   Resposta imune

Resumo

A malária é um problema de saúde pública no Brasil, com mais de 630.000 casos notificados em 1999. Plasmodium. vivax é responsável por mais de 80% dos casos, que ocorrem predominantemente (95%) na Amazônia. Os fatores que determinam a susceptibilidade e resistência a P. vivax são pouco compreendidos, constituindo-se num obstáculo ao desenvolvimento de vacinas eficazes. Este projeto visa caracterizar a aquisição de imunidade contra P. vivax numa comunidade rural da Amazônia brasileira (Acrelândia, Acre) com base em estudo longitudinal de 12 meses. Serão caracterizados a aquisição de imunidade contra os estágios assexuados pré-eritrocitários e eritrocitários do parasita, utilizando-se antígenos recombinantes representando a CSP (proteína circunsporozoíta, expressa no ciclo pré-eritrocitário), MSP-1 (proteína principal de superfície de merozoítos) e DBP (proteína de ligação de Duffy), ambas expressas no ciclo eritrocitário de P. vivax. Serão estudadas a imunidade humoral, celular e heteróloga, bem como mecanismos prováveis de escape imunológico do parasita. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Polimorfismo em antígeno de grupo sanguíneo afeta suscetibilidade à malária 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MÔNICA DA SILVA-NUNES; CARLOS EUGÊNIO CAVASINI; NATAL SANTOS DA SILVA; EUNICE APARECIDA BIANCHI GALATI. Epidemiologia da Leishmaniose Tegumentar e descrição das populações de flebotomíneos no município de Acrelândia, Acre, Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 11, n. 2, p. -, Jun. 2008.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NUNES, Monica da Silva. Fatores de risco, distribuição espacial e perspectivas de controle da malária: estudo longitudinal em uma comunidade rural da Amazônia (Granada, Acre).. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.