Busca avançada
Ano de início
Entree

O discurso narrativo na Doença de Alzheimer e na demência fronto-temporal

Processo: 00/08093-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2000
Vigência (Término): 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Benito Pereira Damasceno
Beneficiário:Adriana Bastos Samara
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Demência frontotemporal   Discurso narrativo   Doença de Alzheimer   Linguagem   Neuropsicologia

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo estudar e comparar os déficits narrativos de pacientes com DA, DFT e controles, estabelecendo perfis de desempenho característicos para cada grupo e analisar as diferenças encontradas. O método adotado será o "estudo de múltiplos casos", envolvendo três grupos de sujeitos: grupo 1 (lesão "posterior"): pelo menos 20 sujeitos com sinais de atrofia e hipoperfusão em região têmporo-parieto-occiptal demonstrada por neuroimagem e que cumpram os critérios para o diagnóstico de DA; grupo 2 (lesão cortical "anterior"): pelo menos 20 sujeitos com sinais de atrofia e hipoperfusão anterior, incluindo pacientes com diagnóstico de demência fronto-temporal e pacientes com lesão circunscrita aos lobos frontais conforme demonstrado por neuroimagem; grupo 3: pelo menos 20 sujeitos : sem doença neurológica ou psiquiátrica equiparados aos sujeitos do grupo 1 e/ou grupo 2 por sexo, idade, dominância manual e escolaridade. Dois tipos de avaliações linguístico-cognitivas serão feitas - uma avaliação neuropsicológica, abrangendo as seguintes áreas cognitivas: atenção/concentração; percepção visual; memória; linguagem; juízo e raciocínio abstrato; funções visuoespaciais; funções executivas; e uma avaliação do discurso narrativo, propondo atividades de produção discursiva: relato de uma experiência de vida pessoal; interpretação de figuras temáticas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAMARA, Adriana Bastos. O discurso narrativo na doença de Alzheimer e na demencia fronto-temporal. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.