Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre a palavra e o chão: memória toponímica da estrada real

Processo: 08/54595-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Sociolinguística e Dialetologia
Pesquisador responsável:Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick
Beneficiário:Francisco de Assis Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etimologia   Toponímia   História do Brasil Império

Resumo

O projeto de pesquisa Toponímia da Estrada Real: Descrição, História e Mudanças tem por objetivo o estudo de topônimos da Estrada Real do Brasil, fundamentando-se em pesquisa de campo nas regiões e Estados que compõem o percurso desta rota, como, também, em material cartográfico e documentos escritos de épocas passadas, referentes a todos esses lugares. Os estudos toponímicos revelam-se de grande importância para o conhecimento de aspectos histórico-culturais de um povo, pois permitem a identificação de fatos linguísticos, de ideologias e crenças, presentes no ato denominativo e, posteriormente, na sua permanência ou não em uma comunidade. Será realizado um estudo histórico, etnológico e linguístico da Literatura dos Viajantes naturalistas, Saint-Hilaire, Gardner, Pohl, Spix, Martius e de Garcia Paes, produzida no século XVIII e XIX. Suas memórias narrativas nos permitem reconstruir a história das regiões do percurso da Estrada Real. Quando falamos sobre a Estrada Real, estamos nos referindo a um caminho que, por mais de 150 anos, movimentou a economia do país, no tráfego do ouro e das pedras preciosas de Minas ao Rio de Janeiro, sede do Império. Realizar-se-á, através das fichas lexicográfico-toponímicas (DICK, 2004), uma análise sobre os topônimos da Estrada Real, buscando descrever a história e as mudanças linguísticas ocorridas no que se refere às suas origens até os dias de hoje. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Francisco de Assis. Entre a palavra e o chão: memória toponímica da Estrada Real. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.