Busca avançada
Ano de início
Entree

Virus "oropouche": aspectos de biologia celular em celulas de inseto ede mamifero, e desenvolvimento de uma cepa termo-sensivel.

Processo: 01/05550-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2001
Vigência (Término): 31 de julho de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Eurico de Arruda Neto
Beneficiário:Rodrigo Ivo Marques dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Complexo de Golgi

Resumo

O vírus Oropouche pertence à família Bunyaviridae, gênero Bunyavirus, sorogrupo Simbu. Este importante patógeno humano é a segunda causa mais freqüente de arbovirose febril no Brasil, com mais de meio milhão de casos nos últimos 30 anos. Com o aquecimento global e conseqüente redistribuição de insetos vetores e animais reservatórios, há risco de disseminação de vírus Oropouche para outras regiões do Brasil e da América do Sul. Poucos estudos existem sobre biologia celular e molecular de vírus Oropouche. O presente projeto de Mestrado visa caracterizar propagação de vírus Oropouche em células de origem humana e de insetos e investigar mecanismos biológicos envolvidos no seu ciclo replicativo, tais como a participação de vesículas de clatrina e de cavéolas na internalização do vírus, necessidade de acidificação de organelas e tráfego via complexo de Golgi. Paralelamente, serão feitas passagens seriadas de vírus Oropouche à temperatura ambiente para tentar obter uma cepa termo-sensivel, atenuada, visando 0 futuro desenvolvimento de vacina. Esses estudos são primordiais no entendimento da biologia deste vírus cuja importância em saúde pública no nosso país é inegável. (AU)