Busca avançada
Ano de início
Entree

Reducao da espessura da camada suporte na eficiencia da filtracao lenta com o uso de mantas nao tecidas para tratamento de aguas de abastecimento.

Processo: 99/01743-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 1999
Vigência (Término): 31 de março de 2001
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:José Euclides Stipp Paterniani
Beneficiário:Claudia Fenga Ferraz
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de água   Saneamento   Filtração lenta

Resumo

A Filtração Lenta consiste em um sistema de tratamento de água bastante apropriado às condições de países em desenvolvimento, como o Brasil, principalmente para regiões rurais afastadas dos grandes centros urbanos. O presente trabalho visa estudar a influência da redução da camada suporte na eficiência da filtração lenta na remoção químicos e bacteriológicos da água, bem como a viabilidade técnica da utilização de materiais alternativos na instalação desse sistema de tratamento de água. Para a pesquisa será construído um sistema constituído por três filtros lentos usando caixa de fibrocimento e areia comum de construção civil, bem como mantas não tecidas para o meio filtrante. A camada suporte será variada em sua espessura bem como na composição granulométrica do pedregulho. O uso de mantas não tecidas na camada suporte também será estudado. Pretende-se dessa forma, proporcionar à comunidade menos favorecida técnica e economicamente, condições de poder instalar em suas comunidades estações modulares de tratamento de água por filtração lenta a partir de materiais facilmente encontrados no mercado e obtendo um efluente filtrado de boa qualidade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERRAZ, Claudia Fenga. Influencia da redução da espessura da camada suporte na eficiencia da filtração lenta com uso de mantas sinteticas não tecidas para aguas de abastecimento. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.