Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparacao das subpopulacoes e celulas monomorfonucleares em sangue de cordao umbilical de recem nascidos de maes infectadas pelo virus da imunodeficiencia humana tipo 1.

Processo: 01/11012-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2002
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Maria Isabel de Moraes Pinto
Beneficiário:Carlos Alberto Zaccarelli Filho
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):HIV-1   Interleucina-7

Resumo

Nos dias de hoje, apenas uma pequena parcela dos recém-nascidos de mães soropositivas para HIV-1 se infecta. Entretanto, mesmo os não infectados (denominados soro-revertidos), em virtude da infecção materna, são submetidos a um ambiente intra-uterino diferente, uma vez que o sistema imunológico da mãe se encontra debilitado e o feto é exposto à inúmeros patógenos, drogas e uma série de outras substâncias, inclusive algumas sabidamente imunomoduladoras. Uma delas é a interleucina-7 (IL-7), que estimula a timopoese e pode alterar alguns parâmetros de contagem e células. Neste projeto, pretendem-se avaliar 50 mães sadias e seus respectivos filhos ao nascimento, assim como 50 mães comprovadamente infectadas pelo HIV-1 e seus respectivos filhos. Serão comparados os níveis de IL-7 e as subpopulações de células monomorfonucleares entre as mães infectadas e não infectadas peli HIV-1 assim como entre os respectivos recém-nascidos para que sejam avaliadas as influências do ambiente intra-uterino. Neste projeto, serão avaliadas as possíveis diferenças que as crianças soro-revertidas possam ter para que sejam estabelecidos os padrões característicos desta população. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZACCARELLI-FILHO, CARLOS ALBERTO; ONO, ERIKA; MACHADO, DAISY MARIA; BRUNIALTI, MILENA; SUCCI, REGINA CÉLIA DE MENEZES; SALOMÃO, REINALDO; KALLÁS, ESPER GEORGES; MORAES-PINTO, MARIA ISABEL DE. HIV-1-infected children on HAART: immunologic features of three different levels of viral suppression. Cytometry Part A, v. 72, n. 1, p. 14-21, Jan. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.