Busca avançada
Ano de início
Entree

A lesao unilateral pela aplicacao de 6-hidroxidopamina no feixe prosencefalico medial e o sistema do oxido nitrico.

Processo: 01/14612-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Elaine Aparecida Del Bel Belluz Guimarães
Beneficiário:Margarete Zanardo Gomes
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Óxido nítrico   Histoquímica

Resumo

O conhecimento atual sobre a fisiologia dos gânglios basais apóia-se em modelos predominantemente patofisiológicos, sendo que muitos aferentes, eferentes e interconexões desta região são ainda pouco conhecidos. Nesse contexto, a via nigroestriatal atua como importante moduladora da atividade destes núcleos. Existem evidências da participação do NO no controle motor e evidências de que o NO influenciaria a evolução da lesão da via nigroestriatal em vários modelos de lesão. Porém, o papel do NO como espécie neuroprotetora ou neurotóxica é ainda controverso. Os resultados dos estudos preliminares realizados durante o nosso mestrado sugerem que o sistema do NO é influenciado pela via da lesão. Um estudo mais aprofundado da influência da inibição do sistema NO nas alterações causadas como pela micro-injeção de 6-OHDA ao nível do feixe prosencefálico medial e suas conseqüências, poderia auxiliar o esclarecimento dos mecanismos de degeneração celular, dos processos plásticos neurais e da participação deste neurotransmissor nesses eventos. Portanto, os objetivos deste trabalho são analisar se a inibição da enzima NOS influencia a lesão causada pela micro- injeção de 6-hidroxidopamina no feixe prosencefálico medial de ratos, por meio da análise do comportamento e análise histológica da histoquímica da atividade NADPH-d e imunocitoquímica e hibridização "in situ" para NOS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.