Busca avançada
Ano de início
Entree

O pensamento social dè André reboucas

Processo: 99/07875-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 1999
Vigência (Término): 30 de setembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Elide Rugai Bastos
Beneficiário:Alexandro Dantas Trindade
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Reforma agrária   Escravidão

Resumo

Este projeto pretende analisar aspectos do pensamento de André Rebouças (1838-1898), ao longo de sua trajetória intelectual, contribuindo para o resgate das idéias deste reformista social e abolicionista de fins do século XIX. A questão analítica circunscreve-se em problematizar a relação entre as obras essenciais do autor e o contexto externo a elas, traduzindo-se numa leitura que, partindo de sua obra, ao mesmo tempo que a compreenda em sua estrutura interna, revelando sua singularidade, possibilite uma explicação à luz do debate intelectual, político e social do período, cuja importância pode-se percebida pela referência à problemática da transição brasileira da Monarquia à República e do regime de trabalho escravo ao trabalho assalariado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TRINDADE, Alexandro Dantas. André Rebouças: da Engenharia Civil à Engenharia Social. 2004. 325325 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.