Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise do desempenho de evaporadores de serpentina com tubos aletados.

Processo: 01/11258-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 11 de janeiro de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:André Luiz Seixlack
Beneficiário:Sandhoerts Said Bueno
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Refrigeração   Modelagem   Evaporadores   Escoamento bifásico   Ar condicionado

Resumo

Neste projeto de pesquisa, propõe-se a análise do desempenho de evaporadores de expansão seca de serpentina com tubos aletados, comuns em sistemas de refrigeração e ar condicionado. Será elaborado um modelo distribuído, considerando a queda de pressão no interior dos tubos e a condensação do vapor d'água do ar que escoa em fluxo cruzado na parte externa dos tubos. O escoamento bifásico no interior dos tubos será simplificado como unidimensional e analisado pelo modelo de escoamentos separados, que permite considerar as duas fases com propriedades diferentes e velocidades diferentes. Inicialmente, condições de regime permanente serão assumidas e, posteriormente, será avaliado o comportamento transiente do evaporador. Do ponto de vista tecnológico, esse é o principal interesse dos fabricantes de sistemas de refrigeração, pois na prática, condições de regime permanente são obtidas com menos freqüência. O modelo permitirá o cálculo da vazão de refrigerante, conhecidas as condições de operação e os parâmetros geométricos, ou o cálculo do comprimento da serpentina e da área de transferência de calor, conhecidas a vazão de refrigerante e demais condições de operação e parâmetros geométricos. Propõe-se, também, a análise de evaporadores com mais de um circuito de tubos. Os resultados obtidos serão comparados com dados experimentais disponíveis na literatura e com os resultados obtidos pelo modelo homogêneo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BUENO, Sandhoerts Said. Modelagem do escoamento ao longo de evaporadores de serpentina com tubos aletados. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.