Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicacao superficial de calcario e gesso na implantacao do sistema de plantio direto em regiao de inverno seco.

Processo: 01/13875-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Carlos Alexandre Costa Crusciol
Beneficiário:Rogério Peres Soratto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil

Resumo

O projeto de pesquisa tem por objetivo: a) avaliar a resposta de cultivares de arroz à calagem e gessagem superficiais na implantação de sistema de plantio direto; b) avaliar o movimento de bases no perfil do solo em função da calagem e gessagem superficiais, bem como suas conseqüências na nutrição e desenvolvimento da cultura do arroz. O experimento será conduzido em condições de campo no ano agrícola 2002/03 e 2003/04. O delineamento experimental será em blocos casualizados em parcelas subsubdivididas. As parcelas serão constituídas por dois cultivares de arroz de terras altas (Caiapó e IAC 202), as subparcelas por quatro níveis de saturação por bases (natural - (aproximadamente 30%), 50%, 70% e 90%) e as subsubparcelas pela aplicação de gesso agrícola (com e sem aplicação de gesso). Às saturações por bases serão obtidas através da aplicação de calcário dolomítico sobre palhada dessecada de milheto. Será realizada a diagnose foliar do arroz e amostragem de solo nas profundidades de 0-5, 5-10, 10-20, 20-40 e 40-60cm, que serão submetidas a análise de pH, M.O., P, K+, Ca++, Mg++, SB, CTC, V%, AI+3, partição do nitrogênio e SO4-2. Na colheita do arroz serão determinados os componentes da produção (número de panículas/m2, número total de espiguetas/panícula, fertilidade das espiguetas e massa de 1000 grãos) e produtividade de grãos em kg ha-1. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SORATTO, Rogério Peres. Aplicação de calcário e gesso em superfície na implantação do sistema de plantio direto. 2005. 173 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.