Busca avançada
Ano de início
Entree

Sequenciamento e expressão de genes de Linfócitos B de pacientes com lúpus eritematoso sistêmico

Processo: 00/11793-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2001
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Geraldo Aleixo da Silva Passos Júnior
Beneficiário:Glauce Lunardelli Trevisan
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão gênica   Lúpus eritematoso sistêmico   Autoimunidade

Resumo

Este projeto situa-se na área de pesquisa da genética molecular das doenças autoimunes. A patogênese das doenças autoimunes permanece um dos principais assuntos ainda não resolvidos na imunologia. Um dos problemas enfrentados no estudo da autoimunidade é a sua natureza multifatorial, com o envolvimento de vários genes no desenvolvimento da doença, além de outros fatores. O conhecimento dos níveis de expressão gênica nas doenças autoimunes pode fornecer uma base importante para a compreensão dos mecanismos que levam ao caráter autoimune. Escolhemos como modelo de estudo o lúpus eritematoso sistêmico (LES). Neste projeto pretendemos aplicar a tecnologia dos DNA-arrays e sequenciamento do DNA na pesquisa do LES. Construiremos uma biblioteca de cDNA a partir de linfócitos B de um paciente com LES em fase ativa e os clones serão aplicados em membrana de nylon na forma de DNA macro-arrays (1536 pontos). Prepararemos sondas de cDNA radioativas de linfócitos B CD5+ de pacientes de LES e indivíduos normais que serão hibridadas com os DNA macro-arrays. Os genes (clones) que se apresentarem com expressão diferencial (pacientes X indivíduos normais) serão sequenciados e comparados com os dados de bancos como o GenBank, com a finalidade de identificarmos homologia. Dessa forma, esperamos contribuir com o aumento do número de sequências de cDNA disponíveis no GenBank relativas ao lúpus eritematoso sistêmico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TREVISAN‚ G.L.; RASSI‚ D.M.; BAIÃO‚ A.M.T.; SANDRIN-GARCIA‚ P.; MELLO‚ S.S.; TAMIA-FERREIRA‚ M.C.; JUNTA‚ C.M.; FACHIN‚ A.L.; MARQUES‚ M.; SAKAMOTO-HOJO‚ E.T.; OTHERS. Using cDNA microarrays to identify human CD19+ B cell gene products (ESTs) originated from systemic lupus erythematosus susceptibility loci. AUTOIMMUNITY REVIEWS, v. 5, n. 5, p. 319-323, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.