Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular e estudo do papel de receptores de quimiocinas em Trypanossoma cruzi

Processo: 00/00775-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:João Santana da Silva
Beneficiário:Lucy Megumi Yamauchi Lioni
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):DNA recombinante   Trypanosoma cruzi

Resumo

Baseado em dados na literatura, foi observado que as quimiocinas, pequenas proteínas que são produzidas e secretadas por diferentes tipos celulares, quando ligadas às células endoteliais ou macrófagos, favorecem a adesão das células que expressam o respectivo receptor. Desta forma, a presença da quimiocina em um determinado órgão favorece a concentração de células que expressam tal receptor. A adição de quimiocinas exógenas em bolsas de ar no dorso de animais infectados com formas infectantes de Trypanosoma cruzi levou a migração e transformação dos parasitas, sugerindo que estes possuem receptores de quimiocinas. Este projeto visa clonar, isolar, expressar e purificar o receptor de quimiocinade T. cruzi e estudar o papel biológico destas moléculas nas diferentes formas do parasita e em várias cepas do mesmo. Especial enfoque será dedicado para entender a possível importância dessa molécula em direcionar e influenciar o tropismo do parasita, assim como se estão ou não relacionados com a virulência dos mesmos. Salientamos que este projeto já está em andamento, e que até o presente momento, já isolamos clones de uma biblioteca de cDNA de formas tripomastigotas de T. cruzi que supostamente possuem o gene que codifica o CC receptor 2. No momento, estes clones estão sendo seqüenciados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIONI, Lucy Megumi Yamauchi. Avaliação da ligação de MCP-1/JE em Trypanosoma cruzi e análise molecular de genes que participam do processo de transcrição no parasita. 2003. 104 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.