Busca avançada
Ano de início
Entree

Substituição alélica ao longo do tempo nos genes gag, env e nef do HIV-1 e nas regiões de interação com o antígeno no MHC e no TCR em pessoas na fase assintomática da infecção

Processo: 00/04830-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Paolo Marinho de Andrade Zanotto
Beneficiário:Elcio de Souza Leal
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Evolução molecular   Genoma viral   Análise de sequência de DNA   HIV-1   Resposta imune   Seleção genética

Resumo

A infecção pelo HIV-1 desencadeia no organismo uma resposta imune celular intensa contra algumas proteínas virais, no entanto o controle da replicação viral não ocorre. Em conseqüência disso ocorre a destruição gradual e irreversível do sistema imunológico, o que resulta no aparecimento de infecções oportunistas e AIDS. O surgimento de variantes antigênicas e o modo pelo qual o sistema imunológico responde ao aparecimento destas variantes resulta da interação entre os genes virais e os genes envolvidos no reconhecimento do antígeno. Sob o enfoque da genética populacional, a interação entre o vírus e o organismo infectado é objeto da ação de mecanismos de substituição e fixação de alelos no decorrer da infecção. Na infecção pelo HIV-1, ainda não estão bem claros como operam os mecanismos de substituição e fixação alélica nos genes envolvidos na resposta imune. Neste trabalho propomos uma avaliação criteriosa da forma e modo como as substituições alélicas operam ao longo do tempo em pacientes assintomáticos infectados pelo HIV-1. Serão feitos estudos de seqüências de DNA dos genes gag, env e nef do HIV-1 e das regiões de interação com o antígenos do MHC e TCR de pacientes na fase assintomática da infecção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE S LEAL‚ É.; HOLMES‚ E.C.; ZANOTTO‚ P.M.A. Distinct patterns of natural selection in the reverse transcriptase gene of HIV-1 in the presence and absence of antiretroviral therapy. VIROLOGY, v. 325, n. 2, p. 181-191, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.