Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da estrutura genética de populações de Cochliomyia hominivorax (Coquerel) (Diptera: Calliphoridae) da América do Sul através de marcadores microssatélites.

Processo: 02/00035-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Ana Maria Lima de Azeredo-Espin
Beneficiário:Tatiana Teixeira Torres
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cochliomyia hominivorax   Genética populacional   Marcador molecular   Repetições de microssatélites

Resumo

A Cochliomyia hominivorax (Coquerel), conhecida no Brasil como mosca da bicheira, destaca-se como uma das mais importantes moscas causadoras de miíases, gerando graves prejuízos econômicos à pecuária. Tendo em vista a sua grande importância como uma praga da pecuária e a sua facilidade de se adaptar a novos ambientes, faz-se necessária a análise da variabilidade genética e da estrutura populacional desta espécie através do uso de marcadores genéticos. Os microssatélites são uma classe especial de DNA repetitivo, consistindo de repetições em tandem de 2 a 6 pares de base. Por serem altamente polimórficos, são marcadores genéticos amplamente empregados em estudos populacionais. O objetivo deste projeto é analisar a estrutura genética de populações de C. hominivorax através de microssatélites que serão isolados, caracterizados e terão seu potencial como marcador molecular avaliado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TORRES‚ T.T.; DE AZEREDO-ESPIN‚ ANA; MARIA‚ L. Characterization of polymorphic microsatellite markers for the blowfly Chrysomya albiceps (Diptera: Calliphoridae). MOLECULAR ECOLOGY RESOURCES, v. 8, n. 1, p. 208-210, 2008.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TORRES, Tatiana Teixeira. Variabilidade genetica e estrutura de populações de Cochliomyia hominivorax (Diptera: Calliphoridae) : uma nova perspectiva atraves de marcadores microssatelites. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.