Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da expressao genica de activinas em tiroide de ratos submetidos a inducao farmacologica de bocio.

Processo: 98/15269-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 1999
Vigência (Término): 30 de abril de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Edna Teruko Kimura
Beneficiário:Silvia Emiko Matsuo
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bócio   Glândula tireoide   Fatores de crescimento   Expressão gênica

Resumo

A proliferação da célula folicular da tiróide é regulada pela ação integrada do TSH com efeitos permissivos e inibitórios de fatores de crescimento, modulados pela presença de iodo. As activinas pertencem à superfamília de TGFB, e são compostos homo ou heterodímericos de cadeia Beta. O mecanismo de ação da Acticina na tiróide é pouco esclarecido, entretanto em estudos preliminares, observamos imunoexpressão das isoformas A e B em bócios farmacológicos de rato, bem como em tumores malignos e benignos de humanos, sugerindo que exerçam papel importante na tumorigênese da tiróide. Neste Projeto procuraremos investigar o possível envolvimento da activina A e activina B em bócio de ratos induzido farmacologicamente, estudando a expressão gênica destes fatores para entendimento do papel destes peptídeos na proliferação da célula folicular tireoidiana. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATSUO‚ S.E.; EBINA‚ K.N.; KULCSAR‚ M.A.V.; FRIGUGLIETTI‚ C.U.M.; KIMURA‚ E.T. Activin β B Expression in Rat Experimental Goiter and Human Thyroid Tumors. THYROID, v. 13, n. 3, p. 239-247, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.