Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de sequências de DNA específicas do cromossomo Y bovino

Processo: 99/06499-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1999
Vigência (Término): 31 de agosto de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Moreira Filho
Beneficiário:Beatriz da Costa Aguiar Alves Reis
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bovinos   Bos taurus   Bos taurus indicus   Análise de sequência de DNA   Cromossomo Y

Resumo

O cromossomo Y bovino é o menos conhecido do complemento cromossômico em termos de mapeamento gêmeo e caracterização molecular de suas sequências. Em nosso laboratório, utilizamos a técnica de RAPD para identificar novas sequências Y-específicas no genoma bovino. Uma delas já foi clonada, sequenciada e mapeada fisicamente por FISH. Demonstrou-se também sua utilidade para a sexagem de embriões bovinos. A abordagem experimental do presente projeto consiste em: 1) identificar novas sequências Y-específicas bovinas por RAPD, cloná-las e caracterizá-las por Southern blot; 2) verificar sua expressão por Northern blot, usando-se diferentes preparações de RNA; 3)mapeá-las por FISH; 4) determinar a sequência nucleotídica, nos casos de interesse, por procedimento automatizado. Esse trabalho poderá revelar novos marcadores moleculares e genes do cromossomo Y bovino. Dado o padrão evolutivo do cromossomo Y em mamíferos, é possível que se identifiquem genes e sequências de importância para o melhoramento animal, como os ligados à reprodução. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES‚ BCA; UNANIAN‚ MM; SILVA‚ E.; OLIVEIRA‚ M.; MOREIRA-FILHO‚ CA. Use of RAPD markers for identifying Nelore bulls with early reproductive maturation onset. Animal Reproduction Science, v. 85, n. 3, p. 183-191, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.