Busca avançada
Ano de início
Entree

Habilidades sociais e satisfação conjugal em casais não disfuncionais

Processo: 02/06674-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2002
Vigência (Término): 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Miriam Bratfisch Villa
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Casamento

Resumo

Os relacionamentos sociais estão presentes na vida dos indivíduos, sendo que sua qualidade tem grande influência em sua saúde emocional. Dentre eles está o relacionamento conjugal, fonte de prazer ou frustração. Uma das áreas da psicologia que busca conhecer melhor e propor intervenções para os relacionamentos interpessoais é a do Treinamento de Habilidades Sociais. Pesquisas têm mostrado a importância da prática de comportamentos socialmente habilidosos e da competência social dos cônjuges para a maximização da qualidade do relacionamento conjugal e sua duração. Além disto, acredita-se que as habilidades sociais (HS) estejam relacionadas à satisfação conjugal (SC). Estudos relacionam SC a componentes das HS e a estas propriamente ditas. Porém, a relação entre HS e SC não está demonstrada empiricamente e nem que tipo de HS estariam relacionadas à SC. Reconhecendo-se o caráter situacional destas habilidades, este estudo propõe verificar a relação entre SC dos cônjuges e HS gerais e conjugais próprias e do(a) parceiro(a). Serão sujeitos 100 casais, com nível mínimo de escolaridade de segundo grau completo e idade entre 25 e 60 anos. Os instrumentos serão: ficha de dados pessoais, Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del Prette), Inventário de Habilidades Sociais Conjugais (IHSC) e instrumento de avaliação da SC a ser definido. Os dados serão organizados em planilhas, seguindo-se análises estatísticas descritivas e comparativas entre os três instrumentos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VILLA, Miriam Bratfisch. Habilidades sociais no casamento: avaliação e contribuição para a satisfação conjugal. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.