Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao cardiorrespiratoria da anestesia inalatoria com o isoflurano ou sevoflurano em cadelas no terco final de gestacao, pre-tratadas com acepromazina e propofol.

Processo: 02/04271-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Valéria Nobre Leal de Souza Oliva
Beneficiário:Lídia Mitsuko Matsubara
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez   Sevoflurano   Anestesia   Isoflurano   Cães

Resumo

Existem amplos conhecimentos a respeito da anestesia em mulheres gestantes, mas na medicina veterinária há grande escassez de informação científica a respeito deste tema. Este trabalho propõe-se a estudar as alterações cardiocirculatórias e respiratórias decorrentes da gestação em cadelas, comparando os efeitos da anestesia inalatória na cadela não-gestante e aos 45 dias de gestação. Serão avaliados os efeitos cardiorrespiratórios na mãe e cardiocirculatórios nos fetos, da anestesia com sevoflurano e isoflurano em 8 cadelas da raça beagle, a serem cobertas por cães da mesma raça. Cada animal participará do experimento em dois períodos distintos, em cada um sendo submetido a dois procedimentos anestésicos, sendo o primeiro antes da cobertura e o seguinte, aos 45 dias de gestação, utilizando-se o mesmo agente para a manutenção anestésica. No período seguinte, correspondente a uma nova gestação, a cadela será anestesiada outra vez, como no período anterior, mudando-se, porém o agente inalatório da manutenção. Os protocolos anestésicos serão os seguintes: acepromazina, propofol e sevoflurano (grupo sevoflurano) ou isoflurano (grupo isoflurano). A ordem de participação nos grupos será sorteada e, ao final deste trabalho, cada cadela terá feito parte dos quatro diferentes grupos, constituindo assim, 32 testes experimentais. Ao final do experimento, pretende-se concluir qual dos protocolos causa a menor depressão materna e fetal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Estudo cardiorrespiratório comparativo da anestesia geral inalatória com o sevofluorano em cadela não-gestantes e no terço final da gestação, pré-tratados com acepromazina e propofol. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.