Busca avançada
Ano de início
Entree

O comportamento do arsênio e outros elementos tóxicos nos produtos de lavra e beneficiamento de mineralizações de ouro no Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais, Brasil

Processo: 97/14446-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 1998
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Bernardino Ribeiro de Figueiredo
Beneficiário:Ricardo Perobelli Borba
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Arsênio   Quadrilátero Ferrífero   Remediação   Meio ambiente   Isótopos   Ouro

Resumo

A lavra e beneficiamento mineral de depósitos auríferos produzem rejeitos que contêm elementos tóxicos (ET) como As, Hg, Pb e Cd. O manuseio e a estocagem impróprios destes rejeitos podem provocar a liberação dos ET e a contaminação ambiental (solos, e águas superficiais e subterrâneas). Pretende-se contribuir para o entendimento do comportamento químico do As, e outros ET, nos rejeitos do beneficiamento de minérios, sua dispersão e seu modo de ocorrência no ambiente. A área de trabalho é Quadrilátero Ferrífero, onde serão estudados o distrito aurífero de Nova Lima e a mina de Passagem de Mariana. O As e os ET serão estudados no minério, nos rejeitos, nos sedimentos de corrente, nos solos e nas águas superficiais e subterrâneas. Serão realizados estudos petrográficos, de química mineral, geoquímicos de amostras sólidas e águas, e isotópicos em águas e amostras sólidas. Almeja-se propor um modelo de gerenciamento ambiental para estocagem de rejeitos e remediação de áreas degradadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RICARDO PEROBELLI BORBA; BERNARDINO RIBEIRO FIGUEIREDO; JOSÉ ADILSON CAVALCANTI. Arsênio na água subterrânea em Ouro Preto e Mariana, Quadrilátero Ferrífero (MG). Rem: Revista Escola de Minas, v. 57, n. 1, p. 45-51, Mar. 2004.
BORBA‚ RP; FIGUEIREDO‚ BR; RAWLINS‚ B.; MATSCHULLAT‚ J. Geochemical distribution of arsenic in waters‚ sediments and weathered gold mineralized rocks from Iron Quadrangle‚ Brazil. Environmental Geology, v. 44, n. 1, p. 39-52, 2003.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORBA, Ricardo Perobelli. Arsenio em ambiente superficial : processos geoquimicos naturais e antropogenicos em uma area de mineração aurifera. 2002. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociencias.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.