Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação isotópico e elementar de boro (b) e enxofre (s) em amostras vegetais por espectrometria de massa com fonte de plasma (ICP-MS)

Processo: 97/01508-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 1997
Vigência (Término): 31 de outubro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Maria Fernanda Georgina Gine Rosias
Beneficiário:Ana Cláudia Dias Sanches Bellato
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Traçadores isotópicos

Resumo

Esta pesquisa tem como proposta o desenvolvimento de metodologia para determinação elementar e isotópica de B e S em materiais agronômicos por espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS). Serão usados materiais enriquecidos em isótopos estáveis de B e S como traçadores e, através da metodologia de diluição isotópica será efetuada a quantificação nas sub-amostras. Os materiais enriquecidos a serem empregados são ácido bórico enriquecido em B10 e sulfato de bário enriquecido em 34S. A tecnologia para produção destes compostos foi anteriormente desenvolvida na Seção de Isótopos Estáveis do CENA. A caracterização e alcances da técnica de ICP-MS para aplicações destes traçadores isotópicos serão estabelecidas. Estudos sobre possibilidades de interferências e efeitos de matriz serão incluídos. (AU)