Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao da expressao genica na presenca de metais em thiobacillus ferrooxidans.

Processo: 97/12549-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 1998
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Laura Maria Mariscal Ottoboni
Beneficiário:Luciana Campos Paulino
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Thiobacillus ferrooxidans é uma bactéria gram-negativa, acidofílica e quimiolitotrófica obrigatória, que obtém energia a partir da oxidação de íon ferroso e de compostos sulfuricos reduzidos. T. ferrooxidans é o principal microrganismo responsável pela lixiviação de metais, podendo ser utilizado em processos industriais para obtenção de cobre, urânio ou metais preciosos, a partir de minérios de baixos teores. Ao contrário da maioria das bactérias heterotróücas, T. ferrooxidans apresenta resistência a diversos metais pesados, além de alta capacidade de adaptação a condições hostis do ambiente. Estas características, aliadas à sua importância ambiental e nos processos de biolixiviação de metais e à grande diversidade genética tomam T. ferrooxidans um organismo de grande interesse para estudos genéticos. Até o momento, as bases genéticas dos mecanismos de resistência a metais em T. ferrooxidans são desconhecidas, com exceção dos genes de resistência ao mercúrio. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo a caracterização do perfil da expressão gênica diferencial na presença de metais em linhagens brasileiras de T. ferrooxidans, visando o isolamento de genes possivelmente envolvidos em mecanismos de resistência a metais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAULINO, Luciana Campos. Taxonomia polifasica e caracterização da expressão genica diferencial na presença de cobre em Acidithiobacillus spp. 2001. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.