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Projeto de controladores de amortecimento para sistemas eletricos de potencia.

Processo: 02/10397-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Newton Geraldo Bretas
Beneficiário:Ricardo Vasques de Oliveira
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

Devido a restrições operativas e ambientais as unidades geradoras e linhas de transmissão operam, em geral, próximo de seus limites. Deste modo, comportamentos não lineares estão cada vez mais fortes e importantes no sistema. Este fato tem levado a busca de novas metodologias de projetos de estabilizadores para sistemas elétricos de potência que apresentem maior eficiência no amortecimento das oscilações eletromecânicas de baixa freqüência. No entanto, as novas metodologias de projeto utilizam modelos que admitem a existência de um barramento infinito, para que o mesmo seja adotado como referência angular do sistema. Admitir a existência de um barramento infinito introduz um erro no modelo, uma vez que tal referência angular se trata de uma aproximação. Desta forma, os estabilizadores projetados utilizando-se deste modelo teriam sua eficiência reduzida, quando a consideração de existência do barramento infinito não se tratar de hipótese razoável. Portanto, nesta proposta de pesquisa propõe-se o projeto de controladores de amortecimento para sistemas elétricos de potência (estabilizadores) utilizando um modelo que não considere a existência de um barramento infinito como referência angular do sistema. Assim, pretende-se obter controladores mais eficazes no amortecimento das oscilações eletromecânicas de baixa freqüência. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Ricardo Vasques de. Projeto de controladores de amortecimento para sistemas elétricos de potência. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

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