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Moda a imagem do rock: estrelas da música e a produção de tendências de moda

Processo: 99/00099-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 1999
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Vitor Aquino
Beneficiário:Valéria Brandini de Oliveira
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Moda   Rock (música)   Teoria da cultura do consumidor

Resumo

Um estudo do processo através do quais variantes estéticas de roupa e estilo são copiadas de manifestações culturais juvenis e rearticuladas para a produção de tendências de moda. Neste processo, estrelas da música, enquanto ícones das subculturais, são transformados pelo marcado da moda em agentes disseminadores de tendências sazonais de vestuário, resultando em "personagens" cuja imagem e apelo simbólico tornam-se instrumento para a produção, promoção e o consumo de mercadorias. (AU)