Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da estrogeneização crônica sobre o estroma prostático de cobaias machos Cavia porcellus durante o desenvolvimento pós-natal

Processo: 00/06136-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Sebastião Roberto Taboga
Beneficiário:Wellerson Rodrigo Scarano
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Citoquímica   Estrógenos   Matriz extracelular   Próstata

Resumo

Existem dados na literatura que os estrógenos induzem mudanças estruturais permanentes ou transformações malignas progressivas em células prostáticas durante o desenvolvimento de animais experimentais. A exposição aos estrógenos durante a idade adulta induz mudanças na próstata de várias espécies. Algumas regiões da próstata respondem ao tratamento com estrógenos durante a idade adulta, com crescimento fibromuscular e/ou indução de lesões benignas, acompanhadas por hiperplasias e metaplasias de epitélio. O tratamento crônico com estradiol e testosterona propiciou o aparecimento de carcinomas na próstata dorsal de ratos da variedade Noble. Embora muitos relatos tenham sido feitos sobre os efeitos de hormônios estrogênicos sob a próstata os aspectos que envolvem a relação estroma-epitélio não são completamente esclarecidos. Assim o objetivo do presente trabalho é avaliar as possíveis alterações prostáticas provocadas pela estrogeneização crônica através de avaliações em níveis estruturais (microsocopia de luz) e ultra-estruturais (microscopia eletrônica de transmissão), com o objetivo primário de se estabelecer as relações entre o desenvolvimento e manutenção da homeostasia prostática nos compartimentos estromal e epitelial induzidas pelo hormônio em estudo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCARANO‚ W.R.; CORDEIRO‚ R.S.; GÓES‚ R.M.; CARVALHO‚ H.F.; TABOGA‚ S.R. Tissue remodeling in Guinea pig lateral prostate at different ages after estradiol treatment. Cell Biology International, v. 29, n. 9, p. 778-784, 2005.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Efeito do estradiol sobre a prostata da cobaia Cavia porcellus em diferentes fases do desenvolvimento pos-natal. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.