Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção e caracterização de compostos híbridos orgânico-inorgânico obtidos pelo método sol-gel utilizando matrizes de pentóxido de vanádio e de óxido de silício

Processo: 00/06143-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de agosto de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Herenilton Paulino Oliveira
Beneficiário:Glauciane Do Nascimento Barbosa
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Pentóxido de vanádio   Processo sol-gel   Química de intercalação   Compostos híbridos

Resumo

A síntese de materiais híbridos orgânico-inorgânico tem recebido uma considerável atenção nos últimos anos devido à perspectiva no desenvolvimento de compostos com propriedades estruturais, eletrônicas, catalíticas únicas. O interesse nestes materiais é que, com a gama de modificações estruturais e químicas, é possível arquitetar propriedades específicas e produzir novos materiais com características orgânicas e inorgânicas, visando aplicações em óptica, catálise, dispositivos eletrônicos, sensores e em biologia. A síntese destes materiais através do processo sol-gel conduz a uma mistura a nível molecular de tal forma a obter materiais nanoestruturados. Outra possibilidade está na utilização da interação convidado-hospedeiro, como, por exemplo, intercalação/polimerização in situ, que têm sido empregado com sucesso na obtenção de compostos híbridos. Assim, utilizando matrizes hospedeiras como óxidos de metais de transição e de silício, viabiliza a obtenção de nanocompósitos com polímeros condutores, complexos, que podem ser aplicados em diversas áreas. Neste projeto serão preparados novos materiais com vistas à aplicação em cátodos de baterias de lítio, eletrodos quimicamente modificados a serem utilizados como sensores e bio-sensores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA‚ G.N.; LASSALI‚ T.A.F.; OLIVEIRA‚ H.P. Electrochemical study of vanadia-silica xerogel film. Solid State Ionics, v. 169, n. 1, p. 15-20, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.