Busca avançada
Ano de início
Entree

Pós tratamento de efluente anaeróbio por filtros de areia

Processo: 01/12765-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Bruno Coraucci Filho
Beneficiário:Adriano Luiz Tonetti
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Esgotos sanitários   Tratamento   Areia

Resumo

Este projeto tem como objetivo o estudo da utilização dos filtros de areia como um método de pós-tratamento de efluentes domésticos oriundos de um reator anaeróbio. Sabe-se que este tipo de reator gera pouco lodo e é de fácil instalação e manutenção, mas, tem como inconveniente a geração de um efluente que não se adequar aos padrões ambientais da legislação brasileira. Desta forma, existe a necessidade de se pesquisar um sistema de pós-tratamento que possibilite a melhoria da qualidade deste efluente. Por possibilitar um alto grau de remoção dos poluentes, o filtro de areia é posto como uma possível alternativa de pós-tratamento, mas, existe uma deficiente na apresentação de ferramentas para o seu correto dimensionamento e operação. Assim, deve-se buscar um avanço desta tecnologia, sem que haja uma cópia das normas e especificações existentes em outros países, inadequadas para as nossas condições ambientais. Este trabalho dará uma contribuição neste sentido, através do estudo da utilização de diferentes profundidades para os leitos dos filtros e, também, pela aplicação de diferentes cargas hidráulicas de efluente sobre as camadas superficiais. Outro importante item a ser estudado, é à busca da otimização do tempo de descanso entre as aplicações. Todas as atividades desenvolvidas neste projeto estão inseridas nas pesquisas realizadas pela Rede PROSAB e serão executadas na ETE Graminha, em Limeira, São Paulo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TONETTI, Adriano Luiz. Pos-tratamento de efluente anaerobio por filtros de areia. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.