Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de genes de reparo de DNA em Caulobacter crescentus através da seleção de clones sensíveis a agentes genotóxicos

Processo: 02/10894-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2003
Vigência (Término): 30 de abril de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Carlos Frederico Martins Menck
Beneficiário:Regina Célia Pereira Marques
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/11119-7 - Reparo de DNA lesado e conseqüências biológicas, AP.TEM
Assunto(s):Genômica funcional   Genotoxicidade   Reparo do DNA   Caulobacter crescentus

Resumo

A Caulobacter crescentus teve seu genoma totalmente seqüenciado recentemente, e este projeto visa usar essa informação para encontrar novos genes relacionados a reparo de DNA em bactérias, através da seleção de clones sensíveis a agentes genotóxicos (metilmetano sulfonato - MMS - e luz ultravioleta - UV). Esta seleção será a partir de uma biblioteca de aproximadamente 5.000 mutantes que foi construída com a inserção aleatória do transposon Tn5 no genoma de Caulobacter crescentus. Os clones mutantes selecionados deverão ter a identificação do gene multado pelo Tn5, que é provavelmente responsável pelo fenótipo de sensibilidade aos agentes citados. A complementação do fenótipo sensível pela transfecção do gene selvagem deve confirmar a relação causa efeito observado e a função dos genes estudados em processos relacionados à defesa do genoma a agentes genotóxicos. Estes estudos permitirão ter uma abordagem genômica funcional dos mecanismos de reparo de DNA nessa bactéria. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Regina Célia Pereira. Identificação de genes de reparo de DNA em Caulobacter crescentus através da seleção de clones sensíveis a agentes genotóxicos.. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.