Busca avançada
Ano de início
Entree

Disponibilidade de micronutrientes e caracterizacao das substancias humicas de um latossolo vermelho sob diferentes sistemas de preparo.

Processo: 00/04173-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Luís Ignácio Prochnow
Beneficiário:Silvino Guimaraes Moreira
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Matéria orgânica   Semeadura direta   Sistemas de cultivo

Resumo

O experimento será instalado em um Latossolo Vermelho, submetido durante 11 anos a diferentes sistemas de cultivo (semeadura direta, semeadura convencional, cultivo mínimo e semedura direta, com escarificação a cada 3 anos), com os objetivos de: 1- estudar o efeito de diferentes sistemas de cultivo na disponibilidade de micronutrientes, avaliada por diversos extratores químicos, e nas frações desses elementos no solo, obtidas por extração seqüencial; 2- avaliar o efeito dos sistemas de cultivo no grau de humificação das substâncias húmicas, através de técnicas espectroscópicas, e identificar os átomos ligantes dos ácidos húmicos envolvidos na complexação dos elementos metálicos. O experimento terá duração no campo de aproximadamente dois anos, prazo necessário para obtenção de dois cultivos de soja. Serão coletadas amostras de terra nas profundidades de 0-5, 5-10 e 10-20 cm, antes dos cultivos de verão, e as amostras de folhas, para diagnose foliar, no início do florescimento da soja. Em todas as amostras de terra serão realizadas análises de rotina, incluindo micronutrientes (Cu, Fe, Mn e Zn), avaliados por diferentes extratores (Mehlich I, Mehlich III, HCI 0,1 mol L-1 e DTPA-TEA a pH 7,3). As amostras também serão submetidas ao fracionamento de micronutrientes (trocável, orgânica, óxido de Mn, óxido de Fe amorfo e cristalino e forma residual). As amostras coletadas no último ano serão submetidas à extração e fracionamento das substâncias húmicas, seguidas de análises de espectroscópicas. (AU)