Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização de blendas de poli(ácido latico)/polidioxanona (PLLA/PDS): um estudo in vitro e in vivo

Processo: 97/03587-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1997
Vigência (Término): 30 de abril de 2001
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica
Pesquisador responsável:Eliana Aparecida de Rezende Duek
Beneficiário:Ana Paula Testa Pezzin
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Teste de biocompatibilidade   Biodegradação   Blendas   Polidioxanona

Resumo

Os poli(α-hidróxi-ácidos) é uma classe de polímeros biodegradáveis que tem sido muito utilizados como biomateriais na área médica, principalmente como implantes cirúrgicos. Entretanto algumas características destes polímeros como alta cristalinidade, longo tempo de degradação e pouca flexibilidade tem levado muitos grupos de pesquisa a desenvolver novos materiais com o intuito de melhorar estas propriedades. Um método fácil e barato para modificar as propriedades de um material polimérico tem sido a obtenção de blendas. A proposta deste projeto é a obtenção e caracterização de blendas biodegradáveis a partir do poli (ácido L-lático) (PLLA) e da polidioxanona (PDS), dois polímeros da classe dos poli(α-hidróxi-ácidos), bem como estudar a viabilidade de aplicação destes matérias como suturas cirúrgicas, membranas para periodontite, dispositivos para fixação de fraturas e/ou suporte para cultura de células. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEZZIN‚ A.P.T.; CARDOSO‚ T.P.; RINCÓN‚ M.C.A.; ZAVAGLIA‚ C.A.C.; DUEK‚ E.A.R. Bioreabsorbable polymer scaffold as temporary meniscal prosthesis. ARTIFICIAL ORGANS, v. 27, n. 5, p. 428-431, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.