Busca avançada
Ano de início
Entree

Desagregação de comprimidos e trânsito gastrintestinal de cápsulas em humanos avaliados por uma nova técnica biomagnética

Processo: 01/11539-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:José Ricardo de Arruda Miranda
Beneficiário:Luciana Aparecida Corá
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cápsulas   Bioeletromagnetismo   Comprimidos

Resumo

A via oral é comumente utilizada para a administração de fármacos e vários fatores interferem com a liberação, absorção e biodisponibilidade do princípio ativo. Então, antes que um novo produto seja comercializado, são feitos estudos dos mecanismos e processos de desagregação "in vitro", ou "in vivo" através da cintilografia. Buscando um método alternativo, propomos a técnica biomnagnética da Biosusceptometria de Corrente Alternada (BAC) que registra a resposta de um material com alta susceptibilidade magnética pela aplicação de um campo magnético no meio biológico. A BAC não é invasiva, não utiliza radiação ionizante e possui baixo custo. Os sinais magnéticos provenientes de comprimidos ou cápsulas marcados magneticamente (ferrita em pó) serão registrados por um conjunto de sensores posicionados sobre a região gástrica ou intestinal dos voluntários. Após a ingestão, os sinais do material magnético caracterizarão uma fonte pontual (marcador magnético) que, ao desagregar, estarão distribuídos (traçador magnético). A proposta é monitorar o comportamento das formas sólidas no trato gastrintestinal para avaliar o tempo de trânsito, a posição anatômica e a desagregação. Pretende-se que a BAC forneça subsídios para futura aplicabilidade na pesquisa farmacêutica e farmacológica no estudo de novos sistemas de liberação de drogas em locais específicos do trato gastrintestinal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORÁ, L. A.; ANDREIS, U.; ROMEIRO, F. G.; AMÉRICO, M. F.; OLIVEIRA, R. B.; BAFFA, O.; MIRANDA, J. R. A. Magnetic images of the disintegration process of tablets in the human stomach by ac biosusceptometry. Physics in Medicine and Biology, v. 50, n. 23, p. 5523-5534, Dec. 2005.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORÁ, Luciana Aparecida. Formas farmacêuticas magnéticas avaliadas no trato gastrintestinal humano por Biosusceptometria AC. 117 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.