Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicacao de marcadores citogeneticos e moleculares na analise de especies e no estudo da composicao populacional de peixes marinhos da subfamilia centropominae "teleostei, perciformes".

Processo: 01/00586-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Fausto Foresti
Beneficiário:Maria Rita de Cáscia Barreto Netto
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil

Resumo

A subfamília Centropominae, de peixes tropicais e subtropicais, é representada por um único gênero, Centropomus, no continente Americano, agrupando espécies conhecidas popularmente como robalos. O presente projeto visa analisar geneticamente, através de marcadores citogenéticos e moleculares, as espécies da subfamília Centropominae ao longo da costa brasileira. O objetivo principal das análises citogenéticas é o levantamento de semelhanças e diferenças entre as espécies analisadas envolvendo a caracterização dos cariótipos das espécies com base em diferentes técnicas. Simultaneamente, serão realizadas análises de segmentos de DNA das amostras de várias populações de C. mexicanus e C. undecimalis, a partir da utilização das técnicas de RAPD-PCR e de RFLPs de mtDNA. Os resultados obtidos serão analisados com o objetivo de identificar possíveis diferenças entre indivíduos de uma mesma população, a fim de caracterizar subpopulações existentes nas áreas de abrangência do estudo. A caracterização de espécies e de populações de peixes marinhos é de suma importância tanto para fins ecológicos (preservação do pool gênico de cada espécie e/ou população) quanto comerciais (controle dos níveis de heterozigosidade e homogeneidade em cultivos intensivos). Os dados obtidos deverão, ainda, possibilitar a correlação entre a evolução das espécies estudadas e os padrões biogeográficos das áreas de ocorrência da subfamília Centropominae. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)