Busca avançada
Ano de início
Entree

Modificacoes morfo-funcionais do tecido muscular induzidas pela atividade excentrica: perspectivas para um estudo global dos processos adaptativos.

Processo: 96/12590-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 1997
Vigência (Término): 31 de julho de 1998
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Roberto Vilarta
Beneficiário:Joaquim Maria Ferreira Antunes Neto
Instituição-sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Lesão muscular   Treinamento pliométrico   Exercício excêntrico   Treinamento de força

Resumo

A literatura tem mostrado de forma intensa a atuação preponderante da atividade muscular excêntrica enquanto agente desencadeador de modificações degenerativas na ultra-estrutura celular, em virtude de distúrbios gerados pelo maior potencial do estresse mecânico nesta fase do movimento. Contudo, relata-se também a eficácia do treinamento excêntrico para a aquisição de melhores resultados em ganho de força e hipertrofia quando comparado a métodos de força máxima dinâmica positiva e estática. Desta forma, surgiu-se o interesse de compreender as alterações advindas da ação muscular excêntrica dentro de uma proposta de estudo global dos processos adaptativos, com a preocupação de analisar as circunstâncias de intensidade, duração e freqüência dos estímulos aplicados ao tecido músculo-esquelético por intermédio de uma ação integradora dos princípios do treinamento físico e esportivo. Com a perspectiva de se construir um referencial teórico que abranja todos os aspectos adaptativos do exercício excêntrico, tentar-se-á enfocar desde os prejuízos citoesqueléticos induzidos pelo exercício, as modificações positivas obtidas dentro de uma estrutura periodizada de treinamento, até os benefícios do treinamento pliométrico ou método de choque, de grande importância para as mais diversas modalidades esportivas e que se utiliza de forma intensa da fase excêntrica do movimento. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NETO, Joaquim Maria Ferreira Antunes. Modificações morfo-funcionais do tecido muscular induzidas pela atividade excentrica : um estudo global dos processos adaptativos. 1998. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.