Busca avançada
Ano de início
Entree

Perspectivas da cogeração com resíduos sólidos municipais sob a ótica da gestão ambiental

Processo: 98/15863-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 1999
Vigência (Término): 31 de maio de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:José Antônio Perrella Balestieri
Beneficiário:Marcelo Rodrigues de Holanda
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Cogeração de energia elétrica   Resíduos urbanos   Gestão ambiental   Legislação ambiental

Resumo

A cogeração com resíduos sólidos municipais se revelou interessante para a região de Guaratinguetá a menos de uma avaliação mais rigorosa quanto aos custos ambientais decorrentes de emissões diversas, ainda que em quantidades reduzidas por possíveis métodos de barreira porventura utilizáveis. A presente proposta visa analisar a situação ambiental vigente à luz de legislações existentes, analisar o impacto de normas de gestão ambiental no projeto de sistemas de cogeração, avaliar novas tecnologias para minorar as emissões de poluentes atmosféricos e avaliar propostas de modelos para o rateio dos custos ambientais, particularizando para ferramentas baseadas na análise de segunda lei da termodinâmica e com especial ênfase para o emprego de resíduos sólidos municipais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HOLANDA, Marcelo Rodrigues de. Perspectivas da co-geração com resíduos sólidos municipais sob a ótica da gestão ambiental. 2003. 232 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Guaratinguetá). Guaratinguetá.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.