Busca avançada
Ano de início
Entree

Dissociação de desempenho em testes de contraste antecipatório de incentivo e de extrapolação a partir de padrões seriais de estímulos após lesão seletiva do núcleo basolateral da amígdala: quais os processos subjacentes?

Processo: 00/00283-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Gilberto Fernando Xavier
Beneficiário:Barbara Kazue Amaral Onishi
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Condicionamento (psicologia)   Memória (psicologia)   Tonsila do cerebelo   Processos associativos

Resumo

Sugere-se que a amígdala estaria envolvida em processos de associação estímulo-reforço, e que o núcleo basolateral da amígdala (BLA) seria crítico para o desempenho dessa função. Entretanto, pode-se também sugerir que o BLA mediaria processos de associação estímulo-resposta. Onishi e Xavier (1997) mostraram que ratos com lesão restrita ao BLA apresentam prejuízo de desempenho no teste de contraste antecipatório de incentivo, mas não no de extrapolação por padrões seriais de estímulos; a lesão não provocou prejuízos em processos antecipatórios, motivacionais e de discriminação. Não se exclui o possível envolvimento do BLA nas funções de associação estímulo-reforço, estímulo- resposta ou de inibição comportamental. O objetivo deste trabalho é investigar quais desses processos estão alterados pela lesão restrita ao BLA. Ratos com lesão seletiva do BLA pela aplicação múltipla e tópica de ácido ibotênico e seus respectivos controle-operados serão submetidos a testes de condicionamento de 2º. ordem com avaliação de respostas instrumentais, de orientação e autonômicas, e ao teste de contraste antecipatório de incentivo associado a condicionamento de 2ª. ordem. Seguir-se-á o processamento e a análise histológicos dos encéfalos dos animais, com avaliação quantitativa não enviesada (através de métodos estereológicos) da extensão da lesão. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ONISHI, Barbara Kazue Amaral. Desempenho de ratos nas tarefas de medo condicionado e de contraste antecipatório de incentivo: efeitos de lesões seletivas do núcleo basal da amígdala. 2006. 213 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.