Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelo híbrido para o estabelecimento de rotações ótimas de bombas de rotação variável

Processo: 00/03694-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Engenharia Hidráulica
Pesquisador responsável:Edevar Luvizotto Junior
Beneficiário:Lubienska Cristina Lucas Jaquiê Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Abastecimento de água   Algoritmos genéticos

Resumo

A presente proposta de pesquisa objetiva o desenvolvimento de um modelo computacional, para a simulação, em período extensivo, de sistemas de abastecimento de água contendo bombas de rotação variável, visando o estabelecimento das velocidades ótimas de rotação que satisfaçam a objetivos pré-estabelecidos, no caso, a manutenção de pressões mínimas de serviço e a redução de consumo de energia elétrica. A função objetivo estabelecida está sujeita a um conjunto de restrições implícitas e explicitas dos elementos do sistema, algumas fortemente não lineares, por isso a opção da solução através de um modelo híbrido (simulador-otimizador). A idéia inicial é utilizar os Algoritmos Genéticos como "gerador e controlador" das variáveis de decisão (modelo de otimização) em conjunto com modelo hidráulico de simulação de operação da rede hidráulica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Lubienska Cristina Lucas Jaquiê. Modelo hibrido para o estabelecimento de rotações otimas de bombas de rotação variavel. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.