Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de um reator compartimentado híbrido, tratando esgoto sanitário

Processo: 99/05021-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1999
Vigência (Término): 31 de julho de 2001
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Edson Aparecido Abdul Nour
Beneficiário:Gustavo Henrique Ribeiro da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento biológico anaeróbio   Tratamento biológico aeróbio

Resumo

À urbanização, o crescimento industrial e a elevação do padrão de vida provocaram um aumento na quantidade de esgotos municipais e agravaram as condições sanitárias nos últimos anos até um ponto em que não se pode mais confiar na simples diluição dos efluentes líquidos para evitar os indesejáveis efeitos da poluição. Um efluente que não atenda as condições de lançamento, deverá ser tratado. É necessária, então, a implantação de um sistema de tratamento adequado às características desse efluente. No trabalho apresentado será proposto como alternativa para tratamento de esgoto sanitário, um reator compartimentado híbrido anaeróbio/aeróbio. O reator será composto por quatro câmaras seqüenciais, sendo as três primeiras anaeróbias e a última aeróbia, totalizando um volume de aproximadamente 2,50 metros cúbicos. Esta pesquisa tem como objetivo principal estudar o comportamento das variáveis que descrevem os processos anaeróbio e aeróbio, em um reator compartimentado híbrido, de forma a determinar os parâmetros operacionais mais adequados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Gustavo Henrique Ribeiro da. Reator compartimentado anaerobio/aerobio, tratando esgoto sanitario : desempenho e operação. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.