Busca avançada
Ano de início
Entree

Banco do Brasil: crise de uma empresa estatal no contexto de reformulação do Estado brasileiro

Processo: 97/11257-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 1998
Vigência (Término): 31 de março de 2001
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Guilhermo Raul Ruben
Beneficiário:Lea Carvalho Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Valores (psicologia)   Cultura organizacional

Resumo

A presente proposta visa realizar uma análise sobre o Programa de Desligamento Voluntário do Banco do Brasil, implementado em julho de 1995, contextualizando-o do ponto de vista político, econômico, social e cultural, com destaque para a sua importância, naquele momento, enquanto parte de um conjunto de ações que indicavam alterações nas relações entre o Estado, o setor público e as empresas estatais, a classe política e setores organizados da sociedade. Com base nos elementos provenientes desta análise o interesse é efetuar uma reflexão sobre o caráter das mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea e sobre os discursos que as sustentam, pautados na afirmação do esgotamento dos paradigmas vigentes e na necessidade de sua substituição por outros mais adequados. A partir do recorte empírico proposto pretende-se verificar como esse discurso com características universalizantes - com ênfase na razão econômica e utilitária e no declínio da idéia de Estado-nação - vem sendo apropriado no âmbito da sociedade brasileira e, na prática, como tem orientado e participado do processo de transformações que particulariza essa mesma sociedade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Banco do Brasil : crise de uma empresa estatal no contexto de reformulação do estado brasileiro. 2001. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.