Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da contaminação ambiental atmosférica e de águas superficiais empregando a fluorescência de raios X dispersiva em energia (EDXRF) e por reflexão total (TXRF)

Processo: 96/07093-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 1996
Vigência (Término): 31 de outubro de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Silvana Moreira
Beneficiário:Edson Matsumoto
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Poluição ambiental   Poluição atmosférica   Aerossóis   Poluição da água   Águas de superfície   Fluorescência   Mudança climática   Campinas (SP)

Resumo

Com a finalidade de dar continuidade à linha de pesquisa sobre Fluorescência de Raios X (Processo CNPq 300986/94-7), pretende-se desenvolver a técnica da Reflexão Total (TXRF) para a análise quantitativa multielementar simultânea de amostras de interesse ambiental, principalmente águas superficiais (pluviais e fluviais) e aerossóis. Além disso, com recursos obtidos recentemente junto à FAPESP (Processo nº 95/0647-0) e ao FAEP (Processo nº 150/96), pretende-se incrementar a capacidade e a sensibilidade analítica da técnica de fluorescência de raios X por dispersão de energia (ED-XRF), já implantada com excitação radioisotópica, utilizando-se tubos de raios X para a excitação das amostras, ao invés de fontes radioativas. Empregando a ED-XRF e a TXRF, para a análise de amostras de águas superficiais e aerossóis, pretende-se obter dados quantitativos, que nos permitam identificar as diferentes fontes produtoras de aerossóis, assim como verificar a qualidade das águas superficiais, na região de Campinas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATSUMOTO, Edson. Estudo da contaminação ambiental atmosferica e de aguas superficiais, empregando a fluorescencia de raios X dispersiva em energia (EDXRF) e reflexão total (TXRF). 2001. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.