Busca avançada
Ano de início
Entree

Interacao entre ions de terras raras luminescentes e ligantes covalentemente ligados a ciclodextrinas.

Processo: 01/12955-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Osvaldo Antonio Serra
Beneficiário:Anderson Orzari Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ciclodextrinas   Processo sol-gel   Terras raras   Luminescência

Resumo

Materiais luminescentes (luminóforos), orgânicos e inorgânicos, são de fundamental importância para a produção de materiais fotônicos. Luminóforos em solução aquosa podem ainda serem muito úteis como sensores ou sondas para análises de uma série de biomateriais. No presente projetos propomos a síntese, caracterização e estudo dos processos de transferência de energia em sistemas luminescentes em solução aquosa. Nesses sistemas, o ligante orgânico estará covalentemente ligado a ciclodextrína, formando um composto solúvel em água, que posteriormente se complexará com um íon TR. Espera-se assim um aumento na eficiência da emissão dos íons na solução, já que o centro emissor estará ligado à estrutura da CD, diminuindo as perdas vibracionais de energia. Serão inseridas ainda na cavidade hidrofóbica da CD moléculas orgânicas de alta absortividade no UV, que incrementarão os processos de transferência de energia, intensificando a emissão do sistema. Os materiais obtidos serão caracterizados por UV-VIS, Infra-vermelho, MS, RMN, Luminescência, TGA, raios-X e micro-análise. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Anderson Orzari. Estudo da interação entre sistemas luminescentes e alfa e beta-ciclodextrina em solução aquosa. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.