Busca avançada
Ano de início
Entree

O ensino dè álgebra numa perspectiva logico-historica: um estudo dás elaborações correlatas dè professores dò ensino fundamental

Processo: 01/07117-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Anna Regina Lanner de Moura
Beneficiário:Maria Do Carmo de Sousa
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da matemática   Currículo   Formação de professores   Álgebra

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar as possíveis correlações existentes entre o pensamento manifesto do professor e os pressupostos do desenvolvimento conceitual na perspectiva lógico-histórica abordados nas atividades e como objetivo geral contribuir para a formação de professores no que diz respeito à elaboração de atividades de ensino de álgebra. Serão envolvidos na pesquisa professores do ensino fundamental mediante o desenvolvimento de seções de estudo com propostas de vivência de atividades elaboradas previamente pela pesquisadora e de elaboração de atividades por parte dos professores. A metodologia da pesquisa envolverá o desenvolvimento de ações que priorizem a dinâmica indivíduo/coletivo. Estas ações estão assim configuradas: 1) estudo sobre propostas de iniciação algébrica no ensino fundamental; 2) desenvolvimento de atividades planejadas que envolvam a variável palavra, a variável figura e a variável letra, de modo a envolver a criação de expressões, em linguagem comum, para movimentos de variação dos quais deveriam definir a variável e seu campo de variação; 3) análise e discussão dos erros mais freqüentes que alunos do ensino fundamental cometem ao realizar atividades que envolvam o pensamento algébrico e, 4) elaboração de atividades que envolvam o desenvolvimento do conceito de variável. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUSA, Maria Do Carmo de. O ensino de algebra numa perspectiva logico-historica : um estudo das elaborações correlatas de professores do ensino fundamental. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.