Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunidades macrobenticas como indicadoras da qualidade ambiental de ecossistemas costeiros rasos: estudo de caso - Enseada de Ubatuba (SP, Brasil)

Processo: 99/09739-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Ana Maria Setubal Pires-Vanin
Beneficiário:Pablo Muniz Maciel
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bentos   Indicadores biológicos   Poluição   Ecossistemas costeiros

Resumo

O presente projeto tem como objetivo principal a utilização da macrofauna bêntica de ecossistemas costeiros rasos em estudos de avaliação de impacto e determinação da qualidade ambiental desses ecossistemas (da forma mais eficiente possível no que se refere aos custos e tempo necessários para seu desenvolvimento) com o intuito de avaliar e preservar a diversidade biológica aquática. Para isso foi escolhida a Enseada de Ubatuba como área de estudo do caso e a de Picinguaba como área controle, ambas situadas no litoral norte paulista. Pretende-se estudar as comunidades bênticas com relação às principais fontes de contaminantes causadas pelas atividades antrópicas que se desenvolvem na região e com relação aos distúrbios naturais de importância para áreas rasas. As amostragens serão realizadas numa escala bimensal durante 12 meses, com dois tipos de aparelhos. O material biológico coletado será peneirado em diferentes tipos de malha e os dados serão tratados com diferentes técnicas e em diferentes níveis de resolução taxonômica para a posterior avaliação da melhor e mais rápida estratégia de trabalho com o intuito de simplificar esse tipo de estudos. Os resultados obtidos, além de serem divulgados em revistas científicas e congressos, pretende-se que sirvam de base aos órgãos decisórios e às autoridades competentes na hora de realizar projetos de manejo e monitoramento para a conservação das áreas costeiras do litoral brasileiro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MUNIZ, PABLO; PIRES-VANIN, ANA M. S.; VENTURINI, NATALIA. Vertical distribution patterns of macrofauna in a subtropical near-shore coastal area affected by urban sewage. MARINE ECOLOGY-AN EVOLUTIONARY PERSPECTIVE, v. 34, n. 2, p. 233-250, JUN 2013. Citações Web of Science: 1.
MUNIZ‚ P.; VENTURINI‚ N.; PIRES-VANIN‚ A.; TOMMASI‚ L.R.; BORJA‚ Á. Testing the applicability of a Marine Biotic Index (AMBI) to assessing the ecological quality of soft-bottom benthic communities‚ in the South America Atlantic region. Marine Pollution Bulletin, v. 50, n. 6, p. 624-637, 2005.
LETICIA BURONE; PABLO MUNIZ; ANA MARIA S. PIRES-VANIN; MARCELO RODRIGUES. Spatial distribution of organic matter in the surface sediments of Ubatuba Bay (Southeastern - Brazil). Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 75, n. 1, p. -, Mar. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.